Saúde - 13/05/2019, 10:00

Maternidade Evangelina Rosa é pioneira com guia farmacêutico no Piauí

Documento contribui com Serviço de Farmácia e Comissão de Farmácia e Terapêutica



Ascom Midi mder MDER

Lançado em 2018 o Guia Farmacêutica da Unidade Hospitalar é responsável pelo planejamento, execução, processamento , controle da dispensação de medicamentos e correlatos na instituiçãotem sido primordial para o desenvolvimento do trabalho do serviço de Farmáia e Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) da MDER.

O livro apresenta a lista dos medicamentos padronizados revisados, dividindo-os por grupos farmacológios e/ou usos clínicos  traz a denominação comum brasileira (dcb), apresentação, forma farmacêutica, via de administração, prdutos de referência e manuais de diluição. 

A maternidade tem intensificado mudanças estruturais significativas nos últimos 2 anos. O diretor-geral da maternidade, Francisco de Macêdo Neto falou sobre possíves mudanças no Guia ,"Está previsto para o próimo ano a renovação de informações sobre os medicamentos padronizados na instituição. As possíveis alterações na padronização deverão ser fundamentadas por estudos científicos, os quais serão discitidas pela CFT que considerará aspectos farmacológicos, efetividade, segunça terapêutica, farmacocinética, farmacotécnica e farmacoeconomia, além de avaliar alternativas terapêuticas disponíveis". Francisco Macedo reforça ainda que uma das prioridades da matenidade é a segurança de seus pacientes ligada à terapêutica farmacológica. Abrange ainda os manuais de diluição adulto e neonatal, que asseura o uso correto de medicações injetáveis. 

O serviço de farmácia da MDER funciona 24h por dia, inclusive feriados, para atender pacientes iternados. A coordenadora de Serviço de Farmácia da Evangelina Rosa, Sheyla Baia, explicou a importância do serviço para pacientes. Eles auxiliam e complementam o tratamento. A farmácia não se restringe apenas ao abastecimento de medicamentos. Ela está comprometida principalmente comos resultaos da assistência que presta aos pacientes", conclui. 


Fonte: ASCOM