eleição - 08/02/2019, 12:12

Lançamento da Escola de Conselhos é bastante prestigiada

Além disso, as instituições anunciaram o calendário de ações para realização da XI Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente



Midi foto 5059 151731.jpg.360x243 q85

A Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc) e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Piauí (Cedca/PI), lançaram a Escola de Conselhos do Piauí e fizeram o pré-lançamento da Campanha Leão Amigo/2019 nesta quinta-feira (7). O evento contou com a presença de representantes da maioria dos municípios piauienses.

As instituições anunciaram o calendário de ações para realização da XI Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que vai acontecer em maio deste ano e ainda apresentaram orientações sobre a eleição dos conselhos tutelares de todo Piauí, que vai acontecer no dia 6 de outubro.

“Primeiro quero parabenizar e agradecer a todos que contribuíram para que a Escola de Conselhos se concretizasse. Depois quero dizer aos representantes dos municípios que estão apreensivos em relação às eleições de outubro, que não se preocupem, tenham certeza que tudo dará certo. Nós estaremos aqui para ajudá-los na condução desses trabalhos e temos tempo para isso”, tranquilizou a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Piauí, Luciana Evangelista.

"A Escola de Conselhos é muito importante para os que atuam na defesa dos direitos da criança e do adolescente. Quero aqui parabenizar de forma especial, o amigo Antônio José que batalhou e muito pela concretização desta iniciativa. Não posso deixar de lembrar também da Campanha Leão Amigo, que mesmo que não arrecade um grande valor em dinheiro, o que vier através dela será muito bem vindo, já que não tínhamos nada”, pediu a juíza da 1ª Vara da Infância e da Juventude, Maria Luiza.

O deputado estadual Zé Santana participou do evento e falou de um projeto de lei que vai beneficiar as crianças do Piauí. “Estou elaborando e irei apresentar um projeto de lei voltado para primeira infância. Com a Escola de Conselhos, queremos preparar aqueles que no horizonte próximo dinamizarão as ações planejadas para garantir um ambiente positivo para as crianças e adolescentes do Piauí”, afirmou o legislador.

Escola de Conselhos
A Escola de Conselhos é um projeto que vem para aprimorar o conhecimento dos Conselheiros de Direitos da Criança e do Adolescente e dos Conselheiros Tutelares em todo o Piauí, alcançando assim, em torno de 2.479 pessoas envolvidas no trabalho de proteção e promoção dos direitos de crianças e adolescentes no Estado.

A grade curricular contempla desde o histórico da política para crianças e adolescentes; a legislação pertinente; temas como adoção, família acolhedora, enfrentamento das violências, atendimento socioeducativo, primeira infância, trabalho infantil; até o cotidiano dos desafios postos a esse trabalho relevante, ímpar e de suma importância para os rumos de nossos municípios, estado e nação, tendo em vista estarmos investindo na otimização dos trabalhos ofertados para crianças e adolescentes.

Campanha Leão Amigo
Esta é a segunda edição da campanha leão amigo que tem como objetivo á arrecadação de fundos para patrocinar ações de proteção a crianças e adolescentes. Aproveitando o período de entrega da declaração do imposto de renda, o projeto visa sensibilizar os contribuintes a realizar doações e ter o valor integralmente abatido no imposto devido.

A iniciativa é do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-Pi), com a Participação da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania do Piauí (Sasc) e que tem como parceiros: o Ministério Público do Estado do Piauí, Receita Federal, Conselho Regional De Contabilidade Do Piauí, Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Coordenadoria Estadual Judiciária da Infância e da Juventude, Ordem dos Advogados do Brasil, Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí, Federação das Indústrias do Estado do Piauí, Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude, Conselho Regional de Psicologia - 21ª Região e o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.


Fonte: Com informações do portal PI GOV